Governo da Bahia homologa licitação para asfaltar trecho entre Itanhém/BA e Bertópolis/MG
Agora vai! O Governo da Bahia homologou a licitação para asfaltamento da BA-290, no trecho a cidade de Itanhém/BA e Bertópolis/MG.
Esse ato administrativo marca o atendimento à uma demanda que se arrastava durante décadas. O trecho entre a cidade de Itanhém e a divisa com o estado de Minas Gerais tem cerca de 40 quilômetros. Até Batinga (distrito de Itanhém) é de, aproximadamente, 48 quilômetros.
Nessa primeira etapa serão asfaltados os primeiros 20 quilômetros, entre Itanhém e o acesso à Vila Resende, serviço que vai custar cerca de R$ 24 milhões.
Autorizado asfaltamento da estrada de Itanhém à Minas Gerais
A ordem de serviço, autorizando o asfaltamento de 20 quilômetros da BA-290, foi assinada pelo governador Rui Costa, durante visita ao município de Itanhém, na manhã desta segunda-feira (21.10.2019).
Além de Itanhém, as obras de requalificação na BA-290 irão beneficiar também os municípios de Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e Vereda. O motorista Cleyton Nascimento passa pela rodovia toda semana transportando mercadorias. “Vai melhorar muito a situação tanto para quem mora na região, quanto para quem trabalha. Vai diminuir o tempo que a gente passa na estrada e reduzir os gastos com manutenção dos veículos. Mas o mais importante é a garantia de mais segurança mesmo”.
Na manhã desta segunda-feira (21.10.2019) o governador da Bahia, Rui Costa, e sua comitiva estiveram em Itanhém para inaugurar algumas obras e assinar a ordem de serviço para o início da primeira etapa do asfalto que liga Itanhém ao Estado de Minas gerais.
Com um investimento de R$ 23,3 milhões, o asfaltamento vai melhorar a infraestrutura da estrada por onde trafegam milhares de pessoas, que vivem na região de fronteira dos municípios de Itanhém/BA e Bertópolis/MG, melhorando o acesso de, aproximadamente, 180 mil moradores da região. ”Hoje é um dia de festa. A ordem de serviço vai permitir a realização do primeiro grande sonho do povo de Itanhém, com a pavimentação de uma estrada, desejada há muitas décadas”, comentou o governador Rui Costa.
PONTES DA VERGONHA
A divisa entre os municípios de Bertópolis/MG e Itanhém/BA, é interligado por uma ponte em péssimo estado de conservação, tendo sido motivo de reclamações pelos motoristas que passam por esta estrada. Agora, com a chegada do asfalto, os Prefeitos das cidades de Itanhém e Bertópolis, poderiam construir uma ponte de melhor qualidade, considerando a importância dela para a ligação dos dois municípios e estados.
Inclusive, o aterro que antecede a ponte, no trecho que pertence à Bahia, em épocas de chuvas, se torna um atoleiro só, dificultando o acesso de caminhões que diariamente tem que escoar com a produção de leite da região. Já em outro trecho da estrada, existe outra ponte que tem tirado a paciência dos motoristas.
O vereador André Correia (PHS) esteve nesta terça-feira (19.11.2019) na divisa de Itanhém, na Bahia, com Bertópolis, em Minas Gerais, para medir a extensão da ponte que liga os dois estados. Ele solicitou ao deputado estadual Osni Cardoso (PT) a construção da ponte sobre o Rio Umburana, que tem 19 metros de extensão.
Há relatos de que animais já morreram afogados, quando produtores rurais tentaram atravessá-los de um lado para o outro. Há risco também para os trabalhadores rurais que são obrigados a atravessar mantimentos e objetos nas costas.
“O absurdo é que o município de Itanhém arrecada mais de cinco milhões por mês e não tem condição de fazer uma ponte. Já que a prefeita Zulma e o prefeito de Bertópolis [Anjinho Depolo (PSD)] não querem fazer, um empurrando para o outro, eu vim medir para encaminhar hoje mesmo uma solicitação para o Estado, através do deputado “, disse André Correia.
Fernando.
Nov/19
Fontes: Primeiro Jornal e Itanhemfest e Agua Preta News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.