domingo, 27 de abril de 2014

O LARANJAL


Num lugar bem distante daqui, numa cidadezinha pacata e tranqüila que teimava em não reconhecer que nas redondezas ela era o patinho feio e a única que estava perdida no tempo e no espaço, fruto de ações de um grupinho de espertos que adoravam enganar o povo. Entrava eleição e saia eleição e eles ali sempre sugando os minguados recursos da sofrida viúva chamada prefeitura.
Os líderes desse grupinho adoravam manipular as pessoas, pois no fundo o interesse era sempre estar no poder.  Poderíamos até chamá-los de sanguessugas. Era sanguessugas por todos por todos os lados, no transporte, na saúde, na educação, etc.
Sugavam os parcos recursos da viúva de todo jeito, seja através de licitações fraudulentas, diárias para viagens, obras inacabadas, desvios dos recursos com notas frias, empreguismo para ganhar o voto, venda do patrimônio público, uso dos bens públicos em proveito próprio ou de familiares, nepotismo, construções superfaturadas, concursos com cartas marcadas, manipulação de vereadores e por fim, compra de votos.
Eis que um dia, diante de tantos abusos a justiça deu as cartas e a casa caiu e pôs a perder o projeto de plantação dos laranjas. Esta já era a terceira plantação de laranja.
Porém, os proprietários do laranjal com seu poder aquisitivo elevado, com os altos investimentos que fizeram no laranjal, podiam contratar bons e caros advogados da capital, para defenderem os transgressores da lei. E vai dinheiro e vem liminar, e vai mais dinheiro e vinha mais liminar. Primeira instância, segunda instância e até no superior tribunal.
A terra do laranjal continuava em completa paralisia, suja, imunda, faltava médico, faltava transporte, faltava água, faltava luz, faltava remédio, faltava serviço, faltava até festas. O povo estava tão moribundo e com tanta falta de esperança que a única alternativa que restou foi trocar o nome do laranjal para LARANLIXO.
Fernando Novais
Presidente do PSB de Machacalis
03/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.