quinta-feira, 22 de setembro de 2016

HOSPITAL BOM SAMARITANO É HABILITADO COMO HOSPITAL ONCOLÓGICO

O Ministério da Saúde habilitou o serviço de ONCOLOGIA do Hospital Bom Samaritano de Teófilo Otoni, através da Portaria MS 1.120 de 19.09.2016, publicada no Diário Oficial da União.
Podemos afirmar que a cidade de Teófilo Otoni terá em breve um centro de oncologia que atenderá mais de 80 cidades da macrorregião nordeste, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes.
Esta é, sem dúvida, uma das maiores conquistas do povo de nossa região, que antes se deslocavam para Governador Valadares e Belo Horizonte em busca do tratamento para o câncer.
Foto de Fernando Novais.Este trabalho e esta vitória tem um nome que nunca será esquecido. Este nome é Getúlio Neiva, Prefeito de Teófilo Otoni, que num gesto de sabedoria e compromisso com a saúde de nossa cidade, não permitiu que o Hospital Bom Samaritano fechasse a suas portas. O Prefeito Getúlio Neiva não só abriu o hospital em pouco mais de 15 dias (15.08.2013), como deu todo apoio para sua reestruturação para receber o serviço de oncologia. Ao mesmo tempo que abriu as portas do hospital, o Prefeito Getúlio fez questão de abrir a UTI-Unidade de Terapia Intensiva do Bom Samaritano, com 10 leitos, todos para atendimento aos usuários do SUS.


O que é uma UNACON:
"As Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) são hospitais terciários estruturados para tratar, no mínimo, os cânceres mais prevalentes no país (mama, próstata, colo do útero, estômago, cólon e reto), menos pulmão. O câncer de pele não-melanoma pode ser tratado em serviços não-especializados. Os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) são hospitais terciários estruturados para tratar todos os tipos de cânceres, em todas as modalidades assistenciais. Apesar dos esforços do Ministério da Saúde e de seu Instituto Nacional de Câncer, e do crescimento dos gastos e da quantidade de procedimentos oncológicos no SUS – o que nem sempre significa melhores resultados –, ainda há muito a ser feito em resposta aos desafios da organização e da operação da Rede Assistencial de Alta Complexidade em Oncologia, de modo a garantir à população usuária o acesso à atenção de qualidade com o melhor resultado possível".Fonte: MS/INCA

Este será sem dúvida o grande legado que Getúlio deixará para esta população que tanto precisa de cuidados e humanização. 
Ele, Getúlio Neiva, que hoje se recupera de um AVC, sempre teve este compromisso em minimizar o sofrimento das pessoas de nossa cidade que buscam um tratamento oncológico.
Muitas barreiras e dificuldades apareceram. A burocracia foi enorme. Mas, nunca faltou esperança, garra e vontade de ver este grandioso projeto em pleno funcionamento.
Agora, com a habilitação do serviço de oncologia, podemos afirmar: valeu o desafio. Valeu a pena fazer parte deste projeto. Valeu o apoio e toda força dedicada pelo Prefeito Getúlio Neiva.
Obrigado Getúlio! Deus, na sua grandiosa misericórdia, haverá de lhe conceder muitas bençãos e muita saúde, para ser o grande comandante do povo de Teófilo Otoni.







Não podemos deixar de lembrar-se das pessoas que fizeram parte deste projeto, em especial aos membros da Comissão Interventora (Fernando Novais/Interventor, Launy Cantão, Maria de Lourdes Mariniello e Dr. Hudson Sander), todos nomeados pelo Prefeito Getúlio Neiva.
Todo este trabalho teve apoios e contribuições que foram fundamentais para a conquista que hoje se vislumbra, destacando a Secretaria Municipal de Saúde sob a Coordenação de Fernando Barbosa, as Secretarias de Governo da PMTO, o grupo de colaboradores da SRS/SES/MG sob a Coordenação de Ivan Santana, os Médicos do Corpo Clínico do HBS sob a Coordenação de Dr. Cicero Santana, os Médicos Cirurgiões do HBS sob a Coordenação de Dr. Samir Sagih, os Médicos do corpo Clínico da UTI do HBS sob a Coordenação de Dr. Dênio Soares e todos os funcionários do  Hospital Bom Samaritano. 
Destaco ainda, o grande apoio que o HBS sempre recebeu da APRECC e de suas voluntárias que abraçaram e abraçam a causa do câncer e das pessoas acometidas por essa enfermidade, dando acolhimento, apoio e ajuda ao paciente e seus familiares. Agora, resta a equipe da APRECC se preparar para montar a Casa de Apoio, que será o maior objetivo do trabalho dessas guerreiras que lutam em defesa dessas pessoas menos favorecidas.

"Nenhum obstáculo será grande, se a sua vontade de vencer for maior!
Fernando Novais
Setembro/2016







































 "Nenhum obstáculo será grande, se a sua vontade de vencer for maior!

Fernando Novais

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ELEITOR DE MACHACALIS.FIQUE DE OLHO!!!

O SUJO DEFENDENDO O MAL LAVADO.


Caros leitores,

Estarei dando aqui, uma resposta para um oportunista de plantão.
Lamentavelmente, esse oportunista, conduz a administração do hospital de nossa  cidade.

Aguardem para os próximos dias, informações úteis sobre uma crítica que fiz, a um Deputado paraquedista que só aparece em nossa cidade, em véspera de eleição. Já acionei meus contatos para fazer um levantamento do que ele trouxe de "benefícios" para nossa cidade.






Estarei relatando também, a situação administrativa do Hospital Cura D'Ars e já estou providenciando outra Representação para a Câmara Municipal de Machacalis apurar, onde, como e critérios que foram adotados para a aplicação dos recursos das Subvenções que foram destinados ao Hospital de 02/2015 até a presente data. 
Cobrarei ainda da Câmara, a incompatibilidade administrativa do "Gestor" do Hospital, tendo em vista ser ele um servidor municipal e estar incapacitado para contratar com a Prefeitura. Isto é grave e se não tomarem as devidas providências, irei denunciar no Ministério Público e  na Polícia Federal.

Até breve.

Fernando Novais