O Ministério da Saúde habilitou o serviço de ONCOLOGIA do Hospital Bom Samaritano de Teófilo Otoni, através da Portaria MS 1.120 de 19.09.2016, publicada no Diário Oficial da União.
Podemos afirmar que a cidade de Teófilo Otoni terá em breve um centro de oncologia que atenderá mais de 80 cidades da macrorregião nordeste, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes.
Esta é, sem dúvida, uma das maiores conquistas do povo de nossa região, que antes se deslocavam para Governador Valadares e Belo Horizonte em busca do tratamento para o câncer.
Este trabalho e esta vitória tem um nome que nunca será esquecido. Este nome é Getúlio Neiva, Prefeito de Teófilo Otoni, que num gesto de sabedoria e compromisso com a saúde de nossa cidade, não permitiu que o Hospital Bom Samaritano fechasse a suas portas. O Prefeito Getúlio Neiva não só abriu o hospital em pouco mais de 15 dias (15.08.2013), como deu todo apoio para sua reestruturação para receber o serviço de oncologia. Ao mesmo tempo que abriu as portas do hospital, o Prefeito Getúlio fez questão de abrir a UTI-Unidade de Terapia Intensiva do Bom Samaritano, com 10 leitos, todos para atendimento aos usuários do SUS.
O que é uma UNACON:
"As Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia
(Unacon) são hospitais terciários estruturados para tratar, no mínimo, os
cânceres mais prevalentes no país (mama, próstata, colo do útero, estômago,
cólon e reto), menos pulmão. O câncer de pele não-melanoma pode ser tratado em
serviços não-especializados. Os Centros de Alta Complexidade em Oncologia
(Cacon) são hospitais terciários estruturados para tratar todos os tipos de
cânceres, em todas as modalidades assistenciais. Apesar dos esforços do
Ministério da Saúde e de seu Instituto Nacional de Câncer, e do crescimento dos
gastos e da quantidade de procedimentos oncológicos no SUS – o que nem sempre
significa melhores resultados –, ainda há muito a ser feito em resposta aos
desafios da organização e da operação da Rede Assistencial de Alta
Complexidade em Oncologia, de modo a garantir à população usuária o acesso à
atenção de qualidade com o melhor resultado possível". Fonte: MS/INCA
Este será sem dúvida o grande legado que Getúlio deixará para esta população que tanto precisa de cuidados e humanização.
Ele, Getúlio Neiva, que hoje se recupera de um AVC, sempre teve este compromisso em minimizar o sofrimento das pessoas de nossa cidade que buscam um tratamento oncológico.
Muitas barreiras e dificuldades apareceram. A burocracia foi enorme. Mas, nunca faltou esperança, garra e vontade de ver este grandioso projeto em pleno funcionamento.
Agora, com a habilitação do serviço de oncologia, podemos afirmar: valeu o desafio. Valeu a pena fazer parte deste projeto. Valeu o apoio e toda força dedicada pelo Prefeito Getúlio Neiva.
Obrigado Getúlio! Deus, na sua grandiosa misericórdia, haverá de lhe conceder muitas bençãos e muita saúde, para ser o grande comandante do povo de Teófilo Otoni.